quinta-feira, 6 de agosto de 2015

Biochip Implantável é Destaque: Controle do Diabetes

Em um trabalho recente publicado na revista ChemElectroChem da editora alemã Wiley, o Grupo de Bioeletroquímica e Interfaces da USP de São Carlos apresenta um novo biochip capaz de identificar em tempo real se um individuo pode estar com a concentração de açúcar no sangue alterada, dando um alerta para o Diabetes.  Essa doença, causada pelo excesso de açúcar no sangue, mata mais de 100 mil pessoas por ano no Brasil, segundo o Ministério da Saúde. (ver a reportagem)

O biochip consiste em duas fibras de carbono que são inseridas em um cateter e posicionadas dentro da veia. O sangue que passa pela veia, passa também pelo cateter, onde o chip instantaneamente consegue medir a quantidade de açúcar no sangue. Ele já se encontra em testes com animais (ratos) e tem mostrado resultados promissores, o que rendeu a divulgação da própria editora européia, sendo escolhido como um dos trabalhos mais destacados pelos editores, na categoria Editors' Choice.

A Editors' Choice destaca artigos científicos publicados de amplo interesse público dentre todos os periódicos publicados pela editora e torna esse material amplamente acessível para a comunidade acadêmica e público em geral (ver a reportagem). Os editores destacaram vários pontos positivos do trabalho, dentre eles o fato que esse dispositivo inédito é muito promissor para o monitoramento da Diabetes.

Esse trabalho faz parte do projeto em "Bioeletrônica Implantável", financiado pela FAPESP, CNPq, Instituto Nacional de Eletrônica Orgânica (INCT-INEO) e Rede NanoBioMed (CAPES)

Para saber mais:



Matéria publicada pela Chemistry ViewsTowards Implantable Blood Sugar Sensors”




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.